View Original Article

Seacrest anuncia investimento na OKEA AS, uma nova empresa centrada em desenvolvimento e produção na Noruega

September 30, 2015 2:42 AM
Business Wire

HAMILTON, Bermudas–(BUSINESS WIRE)–A empresa global de investimentos Seacrest Capital Group (“Seacrest”) anunciou hoje que firmou uma parceria com OKEA AS, uma nova empresa de desenvolvimento e produção de petróleo com sede em Trondheim, na Noruega. OKEA irá se dedicar ao desenvolvimento de campos de petróleo e gás descobertos na plataforma continental da Noruega para criar uma empresa norueguesa de petróleo e gás especializada no desenvolvimento e produção material. A Seacrest irá investir inicialmente até US$ 200 milhões na OKEA.

A OKEA é liderada por Erik Haugane, um veterano da indústria, que tem mais de 30 anos de experiência no setor, e Ola Borten Moe, o ex-ministro do Petróleo e Energia da Noruega. A equipe de gestão da OKEA também inclui Anton Tronstad e Knut Evensen, que têm uma longa história de trabalho com Erik na Det norske oljeselskap, que foi co-fundada por Erik e Anton. Na Det norske, Anton ocupou a posição de vice-presidente sênior de perfuração, enquanto Knut foi vice-presidente de desenvolvimento de negócios e diretor financeiro interino. Erik e sua equipe irão trabalhar juntamente com a Seacrest para identificar oportunidades de investimento em grande escala na área da plataforma continental da Noruega.

A estratégia da OKEA é desbloquear o valor das descobertas convencionais de petróleo e gás através da aplicação de parcerias inovadoras, estratégias dinâmicas e soluções de desenvolvimento rentáveis para trazer as descobertas existentes em produção de maneira oportuna, rentável e de baixo risco.

Henrik Schroder, parceiro do Seacrest Capital Group e presidente do conselho da OKEA AS, comentou:

“A Seacrest está atraída à plataforma continental da Noruega devido a dinâmica atual do mercado, combinando a disponibilidade de projetos de desenvolvimento e produção, o preço favorável desses ativos, a redução material na estrutura de custo da indústria e um ambiente fiscal atrativo que protege o risco de baixa.

Estamos empolgados a fazer parceria com a equipe da OKEA, que combina experiência técnica e operacional com uma história de inovação na criação de valor para todas as partes interessadas. Erik montou uma equipe de classe mundial que representa a amplitude de conhecimentos e experiência necessários para alcançar os objetivos da OKEA.

Aguardamos com expectativa para trabalhar com a equipe para identificar e desenvolver oportunidades de investimento e para construir um portfólio de material atrativo dos ativos de produção desenvolvidos.”

Erik Haugane, diretor executivo da OKEA AS, comentou:

“Estamos muito satisfeitos com a parceria com investidores de calibre e experiência de Seacrest Capital Group. Esperamos com interesse poder trabalhar com eles para estabelecer uma nova e importante empresa de desenvolvimento e produção nesta prolífica região produtora de petróleo.

Temos uma equipe altamente experiente, empenhada e qualificada com a capacidade de concretizar nossa estratégia de investimento. O foco, os recursos e o compromisso de longo prazo de Seacrest são um ajuste perfeito para permitir que a OKEA se torne uma grande empresa de petróleo e gás da Noruega.”

“Existem inúmeros campos descobertos na Noruega que possuem um valor potencial enorme valor mas não estão produzindo hoje. A equipe da OKEA tem experiência em executar com sucesso projetos de petróleo e gás através de um rigoroso planejamento, a criação de relações fortes com todas as partes interessadas no projeto, utilizando avanços tecnológicos e estratégias de desenvolvimento inovadoras e rentáveis. A OKEA irá utilizar essa experiência para desbloquear o potencial máximo comercial em projetos offshore da Noruega.”

Notas aos editores:

Sobre a Seacrest Capital Group

A Seacrest Capital Group é um investidor líder independente especializado em investimentos em energia offshore de petróleo e gás, alavancando seus recursos proprietários, relacionamentos e recursos operacionais e técnicos para criar uma carteira global e diversificada de empresas de exploração de petróleo e gás com foco regional. Desde 2010, a Seacrest tem investido em várias empresas de exploração de petróleo e gás bem sucedidas no Reino Unido, Noruega, África Ocidental, Irlanda, Sudeste Asiático e América do Sul. Os investidores da Seacrest compreendem uma variedade de instituições blue-chip incluindo fundos patrimoniais, fundações, planos de previdência, fundo de fundos, corporações internacionais e escritórios de família. Para obter mais informações, entre em contato com investorcommunications@seacrest.com

Sobre a OKEA AS

OKEA AS é uma empresa de desenvolvimento de hidrocarbonetos centrada na plataforma continental norueguesa. A empresa foi fundada em 2015 por Erik Haugane, Ola Borten Moe, Anton Tronstad e Knut Evensen. A OKEA visa desbloquear o valor das descobertas convencionais de petróleo e gás através da aplicação de parcerias inovadoras, estratégias dinâmicas e soluções de desenvolvimento rentáveis para trazer as descobertas existentes em produção de forma segura, em tempo oportuno, rentável e de baixo risco.

Biografias da gestão da OKEA

Erik Haugane, diretor executivo. Cand. Real. (equivalente a PhD), Geólogo. Anteriormente, Erik foi o fundador da Pertra (fundada em 2001) e cofundador da Det norske oljeselskap (fundada 2005). Recebeu um prêmio honorário da Sociedade de Petróleo da Noruega, e foi nomeado Homem do Óleo do Ano por suas realizações na indústria petrolífera da Noruega. Em 2001 a Pertra adquiriu o campo de Varg de Norsk Hydro em troca de assumir as responsabilidades de abandono. Pertra reconstruiu o campo Varg usando tecnologia sísmica inovadora para compreender melhor o reservatório e mediante aplicação de novos modelos de negócios e compromissos de serviço da empresa. Isto permitiu a Pertra duplicar de forme rentável as taxas de produção do campo Varg. Varg ainda está produzindo hoje, 13 anos após o abandono programado. Haugane e Tronstad trabalharam em estreita colaboração na gestão da Pertra. Após a venda da Pertra, Haugane, juntamente com Tronstad e outros começaram a Det norske oljeselskap. O maior sucesso da Det norske oljeselskap tornou-se seu participante interesse no campo gigante Johan Sverdrup. Erik promoveu vários conceitos de negócios na plataforma continental norueguesa, incluindo as tarifas de produção para as empresas de serviços, serviços de perfuração como operações terceirizadas, integração dos contratos de serviços, iniciativa de operador conjunto de centro de emergência, etc.

Ola Borten Moe, diretor comercial (CCO). Anteriormente Ministro do Petróleo e Energia (MPE) na Noruega, membro do parlamento por oito anos e previamente vice-presidente sênior na Siva SF. Recebeu um prêmio honorário da Sociedade de Petróleo da Noruega, e foi nomeado Homem do Óleo do Ano por suas realizações na indústria petrolífera da Noruega.

Knut Evensen, diretor financeiro (CFO). Mestre em economia. Analista na Pareto e Danske Market, jornalista na Upstream, vice-presidente de desenvolvimento de negócios na Det norske oljeselskap, diretor financeito em exercício na Det norske oljeselskap.

Anton Tronstad, diretor de operações (COO). Mestre em ciências da NTNU (Universidade de Ciência e Tecnologia Norueguesa). Trinta anos de experiência no campo de desenvolvimento e operações na Kværner e Statoil. Vice-presidente sênior de perfuração na Pertra. Cofundador e vice-presidente sênior de perfuração na Det norske oljeselskap.

Dag Eggan, vice-presidente sênior de saúde, segurança e meio ambiente. Mestre em ciências da NTNU (Universidade de Ciência e Tecnologia Norueguesa). Vice-presidente de saúde, segurança e meio ambiente, vice-presidente de saúde, segurança e meio ambiente da Sevean Drilling, gerente QRM na Statoil.

Espen Myhra, vice-presidente de desenvolvimento de negócios. Mestre em economia. Chefe da seção de exploração, MPE. Conselheiro de energia na Embaixada da Noruega em Washington. Diretor geral adjunto da seção para gás e infraestrutura, MPE.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Sign up for the BOE Report Daily Digest E-mail Return to Home